Neologismo.


Estudando acerca das relações próximas entre homens, constata-se que muitas fraternidades estão dentro dos parâmetros da homossocialidade, termo desenvolvido pela sociologia hodierna que está sendo analisada e ampliada na Fraternidade.
Em latim homo deriva de hominus significa “homem”, como expresso em homo sapiens. Por isso se crê que a palavra homossocial faz referência apenas ao indivíduo masculino. Todavia, essa partícula (homo) está sendo aplicada no sentido de sua homógrafa grega, i. e., “o mesmo”. Então, homossocialidade faz referência a uma sociedade formada por pessoas do mesmo sexo e/ou ideal, costumes, entre outros.
Ao observar a característica, ora intrínseca ora ampla, da homossocialidade e tendo em mente a propagação deturpada da palavra homo (seja na acepção latina ou grega), surge um embaraço para a maioria dos homens ao refletir sobre si como homossocial.
Para resolver esse impasse, recomenda-se substituir o vocábulo homo por seu equivalenteviro (também de origem latina), donde deriva viril, virilidade, varão, varonil, varonia.
Por essa questão, virossocialidade é um neologismo mais adequado cuja definição não difere da sociológica, entretanto especifica a qual gênero se refere.
É imprescindível notificar que o intercâmbio de homo- por virossocialidade, ainda que aparente se tratar disso, não é de cunho homofóbico porque não há medo mórbido nem aversão invencível com relação a outro homem e tampouco a algum semelhante.

Nenhum comentário: