Homine Social


Para o senso comum uma relação especial entre dois homens pode ser vista com certa suspeita. Entretanto é corriqueira e aceitável a mesma relação estreita entre duas mulheres tanto na sociedade ocidental como na oriental. Tal relacionamento possui um nome: homossocialidade.

Homossocialidade é compreendida como a convivência/transação social entre os iguais (homo, Grego), entretanto, devido à homografia desse prefixo com a palavra latina homo (homem), compreendeu-se que se referia apenas às relações sociais entre homens.

A homossocialidade (masculina) está implicitamente relacionada aos níveis de amizade íntima. Haja vista que não se quer alegar com isso que o relacionamento homossocial masculino deva ser idêntico ao feminino.

Homossocial não é sinônimo de homossexual porque não há atração sexual (penetrativa) quase patológica. A definição sociológica também cita o não envolvimento romântico nem amistoso. O que é contraditório.

Se não houver amizade, então somente a relação entre soldados e seus prisioneiros de guerra é homossocial, por exemplo.

Quanto ao romance (leia-se, amor) homossocial, há de natureza compassiva (de compaixão), benquerença (querer bem), afetuosa, de admiração e com atração física (sexual ou não).

Nesta concepção apresentam-se, por exemplo, o bromanicssoldados (Batalhão Sagrado de Tebas) e os samurais.

Bromance, como o nome mesmo sugere, é um "romance" entre dois (ou mais) brothers heterossexuais, mesmo sendo uma amizade íntima, não há dados que informem o grau de intimidade.

Esses grupos viris têm respeito pelo gênero masculino e nutrem o senso de hombridade e não praticam o sexo anal. O que os diferencia sutilmente é o grau de intimidade. Na modernidade existem dois grupos com esse perfil expressos aqui: o g0ys e o Monkey Brothers Playing (MBP).

De modo algum ser homossocial é ter caráter antropocêntricomachista e muito menos misógino. Porque reconhece-se o valor sem igual da mulher e sua importância, que é parte fundamental da natureza dotada de inteligência, criatividade, fortaleza, sensatez, honra e graça; o homem (aqui apresentado) ama a mulher desde o momento em que seus braços o carregaram para amamentar, as mãos da irmã que o acolheram na necessidade e o apoio da companheira com quem construiu uma vida conjugal. Sem a mulher o homem não existiria.


O que se quer demonstrar aqui por homossocialidade é o laço afetivo entre homens, trata-se de uma fraternidade, irmandade. A palavra "irmão" expressa essa duração e intensidade.

Observando com atenção as características, percebemos que as fraternidades que obtiveram esse alcance estão relacionadas à homossocialidade e, consequêntemente, relacionadas umas às outras. E é isto que representa a bandeira publicada no alto da página: azul escuro representa profundidade/intensidadeazul índigo significa guerreiro por natureza, branco é a paz / amizade e a cor azul turquesa quer dizer integridade.

Sem militância, apenas consciência de que os homens são profundamente unidos e permanecem íntegros, guerreiros e pacifistas (mantendo o vigor e a coragem).

Mais adiante será assuntado aqui exemplos de organizações homossociais.

Fonte de pesquisa: Wikipédia e links.

Imagem: homosocial_flag

Nenhum comentário: