Comentários no Blog0y

Richard disse...
Eu não entender, porque eu penso que um homem pode transformar em g-zero-y, antes sendo hetero ou gay.

Eu entendi que no começo, parece defender que não é possível 'torna-se' is a expression dificil de entender em inglês, fiquei confusa porque no final parece dizer o contrário, que pode 'torna-se', entendo mal?
Referente ao texto Nasce ou torna-se g0y?

Joseph Campestri:

Richard, o que posso compreender sobre os homens com os quais converso e acompanho no "Espaço g0y e afins" (Facebook) é que a maioria entendia que era heterossexual devido às inúmeras semelhanças quanto à sexualidade, comportamento e cultura.

Todavia, a hetero-normatividade ("norma heterossexual", "ortodoxia heterossexual") discriminava e discrimina qualquer envolvimento íntimo seja de cunho erótico ou afetivo entre homens.

Então, os homens que buscavam um envolvimento mais próximo e acolhedor com outros homens acreditaram que eram "bissexuais".

E a bi-normatividade ("norma bissexual") disse para esses homens que era sensato manterem relações sexuais (penetração pênis-ânus) com outros homens para estarem entre os bissexuais autênticos e desfrutar do convívio e compartilhar experiências de vida com a comunidade bissexual.

Esses homens que eram discriminados pela ortodoxia heterossexual e não reconhecidos pelo padrão bissexual, não sabiam como se enxergar num mundo que exige identidades, signos e códigos sociais.

Quanto aos homens que por algum momento se imaginaram homossexuais porque sentiam mais atração por outros homens, eles nunca se identificaram com a cultura gay. E eles também se sentiam à margem das identidades... Por um lado nutriam os mesmos interesses culturais dos heterossexuais e por outro compartilhavam quase das mesma sexualidade dos homossexuais.

Quando os primeiros disseram "Não!" à concepção bissexual e os segundos disseram "Não!" à concepção homossexual, uniram-se em uma única identidade que denominaram de g0y.

Não houve um hetero-normativo, bissexual ou gay/homossexual que se transformou em g0y, na realidade o g0y sempre foi ele mesmo e apenas não tinha um grupo com o qual se identifica-se.

"Tornar-se" (become, transformed himself) significa que antes a pessoa não era o que na realidade é. O g0y sempre foi g0y, ele não sabia. Depois ele tomou consciência de que seus sentimentos, desejos, gostos, preferências eram afins a um grupo. O grupo g0y.

"Tornar-se" vem de fora, é algo imposto pelo outro.

Autoidentificar-se (identify self) significa que a compreensão sobre si mesmo partiu da reflexão, da experiência de vida, da análise das ações entre erros e acertos, algo que veio do coração.

No final do texto foi dito:

A postura desses homens (g0ys) é comum vivenciado de maneira saudável sem genética, sem transformação. Parte de cada um e vai ao encontro do seu semelhante que o compreende e interage de igual para igual.
Isto é, ninguém têm "genética g0y" e ninguém é modificado para g0y indo contra seus desejos e princípios.

Um heterossexual normativo, por exemplo, não poderá ir contra sua natureza e vir a sentir atração exclusivamente por homens, nem um homossexual irá contra sua tendência natural e vir a sentir desejos sexuais por mulheres. E, caso isso ocorra, então não eram hetero e homo "autênticos".

Existem inúmeras expressões e nuances de sexualidade, g0y é uma dentre tantas e, aos poucos, se desenvolve como uma identidade própria onde a amizade, o carinho, a compreensão, consideração e intimidade puseram a baixo estigmas e dogmas entre homens.

Fraternalmente:

Joseph Campestri

Nenhum comentário: